sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Usando a mente para melhorar a Saúde

Medicina Corpo Mente
Usando a mente para melhorar a Saúde
Deepak Chopra (Médico especialista em Medicina Interna e Endocrinologia)


Como alguém que foi treinado e certificado em Medicina Interna e Endocrinologia mais de 35 anos atrás eu comecei a ver a ligação entre a consciência e a biologia. Eu sempre ficava perplexo que dois pacientes com a doença, mesmo vendo o mesmo médico, recebendo o mesmo tratamento ainda pode ter resultados completamente diferentes. Muitas vezes os médicos que invocam os genes para explicar este mistério, mas hoje sabemos que mesmo os gêmeos idênticos com os mesmos genes podem ter diferentes de expressão gênica com base nas escolhas que fazem em sua vida.

A minha formação como endocrinologista também me permitiu ver a conexão entre o que acontece na mente e como isso se relaciona com o que acontece no corpo. Hoje sabemos que neurotransmissores como a dopamina, a serotonina ocitocina, e opiáceos servem tanto como as moléculas de emoções, bem como imunomoduladores constantemente afinam as nossas respostas biológicas para os desafios do mundo. A mente e o corpo são de fato inseparáveis. Nossa consciência se manifesta como nossa cognição, sentimentos como os nossos pensamentos e emoções, percepções das relações pessoais, interação social, nosso meio ambiente e biologia. Estas são as diferentes expressões de consciência de que interdependente co-surgem como o que está acontecendo em um nível profundo de consciência dentro de nós.

O maior insight para a transformação que podemos ter é que temos um imenso poder de influenciar o que acontece em nossa biologia. É importante perceber que os nossos corpos físicos não são fixos estruturas anatômicas, mas os processos dinâmicos que estão mudando constantemente. Estes processos são influenciados por atividades cotidianas, como alimentação, respiração, digestão, metabolismo, eliminação, experiência sensorial e nosso mundo interior de pensamentos, sentimentos, emoções, lembranças, desejos, sonhos e escolhas.
Hoje graças ao maravilhoso trabalho de pioneiros como Dean Ornish, MD, e outros, sabemos que nada no nosso corpo é totalmente fixa. A doença arterial coronariana e aterosclerose pode ser revertida através de escolhas alimentares e comportamentais. Este é apenas o começo da história. A partir de estudos recentes, sabemos que vários biomarcadores do processo de envelhecimento, incluindo a densidade óssea, regulação da temperatura corporal, taxa metabólica basal, teor de matéria gorda, índices de HDL colesterol, pressão arterial, capacidade aeróbia, a massa muscular, força muscular, a tolerância de açúcar no sangue, o hormônio sexual níveis e da espessura da pele, para citar apenas como poucos, todos estes factores de envelhecimento pode ser revertido num prazo de quatro meses de mudança de vida. Essas mudanças de estilo de vida incluem o melhor sono, exercício físico, controle do estresse, alimentação, relações amorosas e outras mudanças de comportamento.
Como um cientista sênior da Organização Gallup também tenho visto os dados sobre a conexão entre saúde carreira, saúde social, saúde comunitária, saúde financeira, saúde física e emocional e bem-estar espiritual. As escolhas que fazemos todos os dias afeta não só a nossa saúde física, mas todas as dimensões da nossa saúde e bem-estar coletivo. Isso não quer dizer que as intervenções farmacêuticas e cirúrgicas não são garantidas. De fato, como um médico eu sei que muitas vezes pode ser a diferença entre a vida e a morte. Mas ao olhar para eles para resolver todas as nossas doenças nos fez como uma sociedade ,ignorar os mecanismos de auto-cura poderosa dentro de nós. Devemos ter em mente que 80% dos medicamentos prescritos são tratamentos opcionais ou benefício marginal.
Isto significa que se você não usá-los você ficaria melhor, fora que eles não alteram o curso natural da maioria das doenças comuns  ou sintomas como insônia. Na verdade, na minha experiência, a dor, náuseas, ansiedade, insônia e constipação são os sintomas da maioria dos medicamentos. Estes podem frequentemente serem eliminados com uma combinação de intervenções holísticas, como alimentação, técnicas de respiração, meditação, movimentos ativos e passivos e massagem.
Nós estamos hoje no limiar de uma nova era em que somos capazes de criar bem-estar, e a nossa história. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário